Os certificados digitais SSL sinalizam e garantem a segurança de comunicação entre um domínio de site e um navegador.
A sigla SSL vem do inglês Secure Sockets Layer, uma tecnologia que possibilita a autenticação e criptografia dos dados, situação que torna segura a transmissão de informações sensíveis, tais como:
• dados pessoais,
• pagamentos,
• login e senha, etc.
Para se ter ideia da gravidade dessa situação, um estudo realizado pela Axur aponta o Brasil como o campeão mundial em vazamento de informações pelo segundo ano consecutivo.
Segundo os dados levantados pela empresa, no ano de 2022 foram 2,8 bilhões de dados sensíveis expostos, o que significa possibilidades imensas de pessoas e empresas serem vítimas de golpes e fraudes através da internet.
Neste post, apresentaremos os certificados digitais SSL, sua importância e para que servem. Continue lendo e conheça detalhes a esse respeito!
Conheça os diferentes tipos de certificados digitais SSL e para que servem
Os certificados digitais SSL protegem os visitantes nos acessos a sites, blogs e e-commerces.
Isso significa que tornam as soluções disponibilizadas na internet seguras, uma garantia para quem visita às plataformas e deseja trocar informações, além de permitir que as empresas se defendam de invasões e do roubo de dados.
Além disso, os sites certificados possuem melhor ranqueamento junto aos mecanismos de busca, situação que melhora o posicionamento da sua empresa na internet quando o usuário está realizando suas pesquisas.
Existem diferentes tipos desses certificados, cada qual com características próprias e atendendo as mais diversas necessidades, como veremos a seguir:
Privado
Dentre os certificados digitais SSL, o privado é aquele que valida o domínio e assegura que esse foi emitido pelo administrador do site.
Além disso, oferece também um seguro de transações, ou seja, uma garantia em dinheiro caso a criptografia seja quebrada e os dados sejam capturados.
Também disponibiliza um selo de segurança que pode ser adicionado ao site, demonstrando ao usuário que ele estará seguro quando precisar enviar informações sensíveis, fato comum no processo de compras ou contratação de serviços, por exemplo.
Compartilhado
O SSL compartilhado é livre e gratuito, validando o domínio e também assegurando que a certificação foi realizada pelo administrador.
No entanto, ele não possui seguro e não fornece o selo de segurança.
Esse modelo é bastante utilizado nas seguintes situações:
• planos compartilhados,
• hospedagem WordPress,
• planos de revenda,
• criadores de sites.
Wildcard
Outra opção para implementação de certificados digitais SSL é o Wildcard, uma solução parecida com o Privado, porém, a sua contratação torna possível a inclusão de todos os subdomínios subordinados ao domínio principal.
Isso é muito interessante, uma vez que possibilita através de um único certificado a proteção da:
• loja,
• blog,
• suporte, etc.
Quais são os benefícios de contar com os certificados digitais SSL?
Certamente você já deve ter percebido que contar com os certificados digitais SSL transmitem segurança e impossibilitam que os conhecidos hackers venham invadir o banco de dados da sua operação, causando sérios problemas a sua empresa.
Além da segurança, atende também ao SEO, sigla para Search Engine Optimization, ou seja, as estratégias utilizadas para que se alcance um bom posicionamento junto aos mecanismos de busca.
Por fim, faz a diferença junto aos usuários, conquistando a confiança dos clientes que se sentem protegidos e seguros ao navegar na plataforma que o seu empreendimento disponibiliza.