Hospedar o ERP na nuvem é uma maneira prática, segura e inteligente de contar com uma completa ferramenta de gestão sem a necessidade da realização de grandes investimentos em infraestrutura de TI.
Melhor do que isso, é poder contar com um suporte de qualidade, tendo ainda a certeza que sua empresa sempre estará utilizando recursos modernos, confiáveis e administrados por especialistas que entendem do assunto.
Para se ter ideia a esse respeito, segundo um estudo realizado pela Mordor Intelligence, as migrações para a nuvem terão um crescimento de 276% até o ano de 2026.
O ERP, sigla para Enterprise Resource Planning, conhecido no Brasil como Sistema de Gestão Integrado, acompanha esse mesmo ritmo e cada vez mais passa a fazer parte da próxima tendência, sendo conhecida como Cloud ERP.
Neste post, apresentaremos as vantagens da sua empresa hospedar o ERP na nuvem. Continue lendo e conheça detalhes a esse respeito!
As principais áreas que se beneficiam com a hospedagem do ERP na nuvem
Como vimos anteriormente, o ERP é um sistema de gestão integrado, ou seja, a partir da inserção de dados, como, por exemplo, um pedido realizado através do e-commerce por um consumidor, todos os setores de uma empresa são atendidos.
Isso significa que não existe duplicidade de informações e que, a partir desses dados, torna-se possível realizar o faturamento, gerar o contas a receber, separar as mercadorias, providenciar a remessa do pedido e atualizar os dados contábeis de uma corporação.
Quando se hospeda o ERP na nuvem, abrem-se novas oportunidades, permitindo também que novas integrações possam ser realizadas com sistemas de outras empresas, bancos e parceiros de negócios.
As áreas que acabam sendo privilegiadas com essa possibilidade, são:
• comercial,
• capital humano,
• logística,
• financeiro,
• contabilidade,
• estoque,
• análise de riscos.
Descubra os principais motivos para hospedar o ERP na nuvem
Além da integração que possibilita a automação da maioria dos processos, tanto internos como externos, existem ainda outros motivos que fazem com que a hospedagem do ERP na nuvem passe a ser um diferencial para os negócios e organização das operações.
Vamos conhecer três importantes motivos que levam as empresas a aderirem a essa tendência:
Realização de backups de dados e informações
Os servidores na nuvem apresentam muito mais segurança do que os locais. Desse modo, os investimentos nessa área não param de acontecer.
Empresas especializadas atualizam constantemente esses recursos, desenvolvendo camadas extras de proteção, como os firewalls.
Além disso, todo o processo de backup é realizado de forma automática, estando sob a responsabilidade do fornecedor dos serviços, portanto, tem-se segurança para as informações e para o seu ERP.
Garantia de mobilidade
A hospedagem do ERP na nuvem permite que seus dados, desde que o usuário esteja devidamente autorizado, sejam acessados de qualquer local do mundo, bastando apenas uma conexão pela internet.
Portanto, é um grande facilitador para empresas que possuem usuários que atuam no modelo home office.
Além disso, é também possível disponibilizar o acesso às informações para:
• clientes,
• fornecedores,
• parceiros de negócios.
Redução de erros e retrabalho
Por fim, esse modelo de hospedagem também colabora de maneira efetiva para a redução de erros e retrabalho.
Isso tudo porque os envolvidos passam a utilizar um único banco de dados a partir de um sistema que centraliza todas as informações, evitando as tradicionais planilhas e controles paralelos que acabam gerando erros e transtornos.
Em consequência, há um aumento da produtividade e decisões sendo tomadas com um alto nível de assertividade.